16.1.14

Blanche 41: Quatro indiozinhos perdidos

Após semanas marinadas em rotina, na manhã desta quinta-feira chuvosa, ouve-se acabrunhadores gritinhos desusados à margem da floresta que se escorrega, magnificente e desimpedida.
Blanche colhia água fresca ao regato, corre até Nick e ambos averiguam. Surpreendentemente, silhuetas inquietadoras despontam pelo lado norte, estando a reserva indígena a oeste.
Visivelmente abatidos e esfarrapados, estão sem um pedaço sequer de pele de suçuarana a lhes proteger da chuva frigíssima. A uma distância prudente, estacam e estudam, medrosos, a dupla anfitriã.
Um vem de arrasto numa maca rudimentar, puxado intercaladamente pelos outros. Os quatro aborígenes a espreitar, aparentam estar na puberdade, aos quinze anos aproximadamente.
Acostumada de antanho, a receber visitas similares, Blanche se aproxima lentamente, falando baixinho na língua deles, embora sem muito domínio. Destarte, os homenzinhos brutos se exaltam.
Justamente o garoto da maca é o líder, e lhe dirige resposta. Necessitam adminículo urgente, pois estão à beira da inanição, perdidos a várias luas na selva sombria, enquanto caçavam, num rito de passagem.
Nick vai se achegando, toma o controle da maca e todos o seguem rumo à tulha. Ali instalados, enquanto ele cuida do enfermo em meio ao bulício, ela prepara generosa ração com escopo de arribá-los.
É servida uma paçoca de carne assada pilada com diversos farináceos. Frutas silvestres, castanhas e rapadura complementam o prato, que é devorado num chupão, em meio a olhares afoitos e confluentes. 
Blanche retoma a ordenha sozinha, pois conhece o temperamento investigativo de Nick... pelo restante da semana, ele descambará para a tulha. A garota, no entanto, não vê nenhuma exoticidade na soberba ocorrência. É acostumada.
Estirados à palha seca, refestelados e seguros, os três passam a cochilar instantaneamente, após inúmeras noites soltos à intempéries do relento. O quarto menino mira com ferocidade acentuada ao ser tocado na perna quebrada.
Melhor não bulir; o ferimento já vem de longe e a tala parece razoável. Arredio, insubmisso e intratável, o animalzinho acuado morde seu protetor, que não lança um esturro em respeito ao sono dos demais.
Sobreveio a tarde, e Nick preparou um vigoroso chá anti inflamatório, pois o acidentado arde em febre a diversos dias, castigado por indizível sofrimento. Amansado, cede ao esgotamento e dorme em sobressaltos.
Sua debilidade e abatimento devido ao ermo implacável são tamanhos, que ossos lhe saltam assombrosos. Respira com lacônica sofreguidão, ainda preso à calamidade inconveniente.
Nick admira longamente o quarteto, agora entregue à mansidão do sono. Vendo-se estatelado naquela imensa solidão árida e profunda, apenas rasgada pelos gritinhos de Blanche contra os caprinos, remete-se a seu próprio indiozinho: Tom!
Dialoga com o seu outro eu, do alto de seus poderes, sobre o estigma da solidão, que o quartetozinho não amarga conhecer. Numa conversa franca, inventaria seu "relacionamento" com Tom. Perde lágrimas quentes, que em dicotomia, traça uma trilha gélida no rosto e no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve haverá resposta.